28/08/2020 às 20:29 Casamento Dicas Blog

Que roupas usar no ensaio de casal

1800
5min de leitura

Este material foi preparado para te ajudar na preparação do seu ensaio.

Ps. Esse material foi preparado pensando em ensaios de casal mas pode ser usando para ensaios de família e individual perfeitamente.

O ensaio é um momento muito especial onde fazer fotos é nossa principal preocupação. Diferente do casamento ou outro momento onde a fotografia funciona mais como registro, ainda que de forma artística.

No ensaio nós podemos e devemos nos organizar de forma mais focada na harmonia e praticidade da sessão. 

A primeira coisa que devemos decidir é o local das fotos. Isso irá de certa forma nortear a escolha das roupas.

Caso o local ainda seja uma dúvida eu preparei um artigo bem completo com locais que podemos utilizar. Mas não só temos as opções listadas. Eu amo fotografar em locais novos. É um desafio muito gostoso. 

VEJA AQUI.

Com o local definido podemos pensar nos demais detalhes.

Agora eu vou lhe ajudar com as roupas e acessórios que podemos usar.

Inclusive sobre acessórios vamos começar com um ponto que eu acho fundamental.

Como gosto de falar acredito que fui escolhido pelo estilo das minhas fotos, pelo meu olhar e criatividade. Nos meus ensaios prefiro não usar, ou usar o menos possível acessórios como balões, quadros ou coisas assim. 

Pensa comigo. Essas coisas acabam atrapalhando mais do que ajudando na caminhada criativa do ensaio pois ele acaba engessando o ensaio. Criamos uma obrigação de utilização.

Acredito que mais livres iremos fazer fotos mais atemporais e fugir que coisas que podem ficar datadas com o tempo.

Mas entenda. Eu sou seu fotógrafo. Se você quiser iremos fazer sim. Iremos fazer logo no começo para liberar logo e ficar livres no resto do ensaio.

Tem um segredo que pode e vai te ajudar muito na escolha das roupas da sessão. As paletas de cores.

Se baseando nas paletas de cores você pode escolher as cores das roupas de vocês para seja harmonioso e equilibrado.

Vamos dividir aqui em duas partes. Escolher a paleta de cores complementares para vocês em relação ao cenário e depois definir usando a paleta de cores análogas para vocês.

Assim vamos destacar de maneira equilibrada vocês ao mesmo tempo fazer com o casal fique harmonioso entre se. Vai ser perfeito.

E para ajudar nessa escolha vamos usar o círculo de cores. 

 

-Cores complementares-

As cores complementares servem para destacar o casal em relação ao cenário. Como nossos olhos enxergam melhor contrastes iremos usar cores com o maior contraste possível entre o casal e o cenário.

Eu aconselho a começar e se basear na cor da roupa da mulher. Pois como ela tem mais opções geralmente é a que manda nesse sentido no ensaio. Escolhendo a cor da roupa dela usaremos as cores análogas para para a roupa dele. Combinados.

Vamos pensar juntos. Em caso de escolha de praia como cenário. Temos no cenário cores como azul do mar e céu, o marrom claro da areia e as vezes algum verde. Então vamos buscar cores contrastantes.

As cores complementares estão no lado oposto no círculo de cores.

-Cores análogas e monocromáticas-

São as cores que vão formar a paleta que vamos usar para a escolha e combinação do casal. A ideia é fazer vocês combinarem entre si e se destacarem no cenário. 

vou colocar aqui as combinações nas paletas para usarmos como base.

Lembre Se. Essas regras podem ser quebradas mas de maneira consciente e com sentido.

Assim temos as cores quentes como vermelho, amarelo, laranja como oposto de azul, verde.

Nesse caso eu também coloco o preto como opção. Imagina vocês bem destacados no claro da praia com um preto. Além de ser super moderno e elegante.

Eu prefiro aqui o preto ao tradicional branco. Mas caso você queira usar cores claras vamos usar tons claros que não necessariamente o branco.

Como geralmente na natureza as cores predominantes são verde pelas plantas, azul devido ao céu esses tons quentes normalmente são os mais escolhidos.

PS, Em caso de mata seca ou visual mais de sertão teremos mais tons de amarelo e laranja. já temos outra combinação.

Nesse caso pre exemplo vamos usar verde, azul e claro o clássico preto.

Agora vamos além. Você ja está com roupas predominantemente complementares ao cenário. Você pode usar acessórios com cores complementares a sua roupa. Jeans azul, verde, preto ou branco. É só uma ideia. Mas lembre se, menos é mais.

Acredito que já tenha ficado mais claro a ideia das cores complementares e cores análogas e como vamos usar.

-Modelos de roupas-

Nos ensaios além das cores precisamos pensar nos modelos também. vestido longo ou comprido, Calça ou short. camisa ou camisa de botão.

Cada escolha uma renúncia. Essa frase faz muito sentido aqui. Vamos fazer escolhas de forma que fique mais lindo e agradável da sessão.

Queremos fotos de primeira qualidade e é o que vamos fazer.

Primeira coisa a se pensar é que a roupa deve fazer sentido com o local escolhido e com a proposta da sessão. Em caso de campo, praia onde teremos muito espaço aberto um vestido leve, longo ou mais curto eu acho uma ótima opção. 

Mas atenção as estampas devem ser última opção. Se for o caso uma estampa mais clássica deve ser escolhida, Bolinhas ou formas simples. 

Eu acredito que o liso ainda é a melhor escolha, Principalmente para ele.

Mas a regra pode ser quebrada. Fique a vontade. 

Falando na roupa dele. O comprimento da roupa dele deve seguir a dela. Em caso de vestido longo ele usa calça e camisa de botão no máximo uma polo.

Caso a ideia seja uma proposta mais despojado o jeans é um clássico insuperável e como ele é bem forte podemos deixar o resto mais leve. Camisas e blusinhas são bem vindas.

Use o círculo das cores também.

-Calçado-

Geralmente iremos andar bastante e estaremos em terrenos acidentados ou macios como areia e mado. De preferência a sandálias e sapatos baixos. Se for seu estilo botas ficam muito legais com vestidos ou roupas despojadas. Tudo liberado se te faz feliz.

-Atenção-

Nas sessões como estamos criando podemos ter ideias com água ou outras coisas. Leve uma roupa e toalha extras para se limpar antes de voltar. Você mais me agradecer.

-Maquiagem e cabelo-

Esse é um ponto muito importante. Ele deve seguir a mesma lógica com relação ao local.

Eu sempre dou preferência para maquiagens menos carregadas com maior naturalidade. E sobre o cabelo igualmente. 

Deixa ele o leve e não carregue nos produtos para deixar ele muito firme. Normalmente na sessão andaremos muito e terá vento e calor. Isso não fica legal nessas situações.

Aproveite para levar coisas para um retoque se necessário. 

Esse material não impede em nada uma boa conversa sobre esses detalhes. Eu quero sim que você fale comigo e talvez até me envie as suas escolhas de roupas. Estou aqui para isso.

Até logo e boas fotos.

28 Ago 2020

Que roupas usar no ensaio de casal

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

dicas para ensaio de casal roupas para casal roupas para ensaio

Quem viu também curtiu

24 de Out de 2017

Casamento ao ar livre em Fortaleza

11 de Jul de 2019

10 Igrejas católicas para casar em Fortaleza

17 de Nov de 2022

Locais para ensaio fotográfico de casal

Oi. Solicite um orçamento. É rápido e fácil.
Logo do Whatsapp